CAIXINHA DE CULTURA - A não perder...

Arte e Cultura? Não hesites! Entra já em...CASTINGSTARS - Comunidade de Artistas Portugueses http://www.castingstars.ning.com

COFFEEPASTE - se és artista e procuras trabalho...
http://coffeepaste.blogspot.com/

PORTAL CRONÓPIOS - onde escritores e artistas se expressam no seu todo. Leia, veja os vídeos, oiça entrevistas em
http://www.cronopios.com.br

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Letras - Isabel Ferreira


Fonte: Google - http://umacertaangola.blogspot.com/
 Please see below

S'il vous plaît voir ci-dessous

Por favor, ver más abajo

Si prega di vedere sotto

 
 
 
 
 
 
 
 
ISABEL FERREIRA é sobretudo escritora (poesia e contos) e conferencista. Digo sobretudo, pois esta autora multifacetada tem também uma veia artística, responsável pelo seu envolvimento no mundo do espetáculo, no passado. Nasceu em Luanda, Angola, a 24 de Maio de 1958.

É uma mulher do mundo, pois vive entre a sua cidade natal, o Rio de Janeiro, Montreal e Lisboa, para além de uma agenda cheia de conferências que a levam a viajar pelo México, Canadá e outras cidades do Brasil na divulgação da literatura angolana.

É uma autêntica guerreira que desde cedo aprendeu a batalhar sem nunca se deixar vencer pelas vicissitudes da vida, desde a infância, à adolescência vivida em plena guerra civil. O sofrimento por que passou não foi uma barreira à sua evolução como ser humano, pelo contrário, transformou-se num desafio que a levou a vencer grandes obstáculos.

Licenciada em Direito, exerceu advocacia no Lubango, sul de Angola, tendo antes lecionado em Luanda e experimentado o ensino de deficientes mentais, experiência que terá certamente enriquecido a autora sob um prisma diferente. Apaixonada pela arte da representação apostou no Curso de Dramaturgia na Escola Superior de Teatro e Cinema, na Amadora, em Portugal, mas foi o mundo da escrita que mais a seduziu.

Nas suas obras, Isabel Ferreira retrata a cultura da sua gente, o seu tradicionalismo, e as contradições nascidas dos sentimentos de um povo otimista apanhado pela guerra e as suas consequências.

O seu primeiro livro de poemas foi lançado em 1995, mas foi o segundo trabalho de poesia que começou a despertar atenções, tendo merecido a consideração de alguns vultos da escrita angolana, como Tranjano Nankova, que escreveu o prefácio da obra.

‘Fernando D’Aqui’ (2005), seu primeiro conto, lançado na Academia Brasileira de Letras, foi prefaciado pelo reputado escritor português Urbano Tavares Rodrigues e tem sido reconhecido não só no Brasil como em Portugal e nos PALOPs.

Em 2007, ‘À Margem das Palavras Nuas’ foi um êxito que fez esgotar prateleiras.

‘O Guardador de Memórias’ (2008), lançado em Luanda, encontra-se publicado no mercado internacional literário, nomeadamente nos EUA, Canadá e Portugal.

As suas obras constam de diversas antologias.

Livros de Isabel Ferreira

LAÇOS DE AMOR
 CAMINHOS LEDOS
 NIRVANA
 À MARGEM DAS PALAVRAS NUAS
 FERNANDO D`AQUI
O GUARDADOR DE MEMÓRIAS

-----------------------------------------------------------------------------------------
INFORMATION/ INFORMACIÓN/ INFORMAZIONI.
Google
http://www.izabellferreira.com/perfil.htm
pt.wikipédia.org/wiki/Isabel-Ferreira


ENGLISH - Poet and writer (short stories). She was born on 24 May 1958, in Luanda (Angola/ Africa). Her books are published in the international book market.

FRANÇAIS - Elle est l’auteur de livres de poésie et des contes, est née le 24 Mai 1958 à Luanda, Angola (Africa). Ses livres sont publiés dans le marché international.

ESPAÑOL - Autora de libros de poesía y cuentos, nació el 24 de Mayo de 1958 en Luanda, Angola (África). Sus libros se publican en el mercado literario internacional.


ITALIANO - Scrittrice di poesie e racconti, nacque a Luanda, Angola (África), il 24 Mag 1958. I suoi libri sono venduti sul mercato internazionale letterario.

Sem comentários: