CAIXINHA DE CULTURA - A não perder...

Arte e Cultura? Não hesites! Entra já em...CASTINGSTARS - Comunidade de Artistas Portugueses http://www.castingstars.ning.com

COFFEEPASTE - se és artista e procuras trabalho...
http://coffeepaste.blogspot.com/

PORTAL CRONÓPIOS - onde escritores e artistas se expressam no seu todo. Leia, veja os vídeos, oiça entrevistas em
http://www.cronopios.com.br

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Um Homem Importante

Por: Maria Dhramamor

Please see below/S'il vous plaît voir ci-dessous/Por favor, ver más abajo/
Si prega di vedere sotto

SOLILÓQUIO

Alcoólatra inveterado. Fiel amante da boémia. Eu! O que se extingue nas brumas impercetíveis da inconsciência, como um animal ferido numa contenda sanguinária contra um inimigo oculto indomável.

Nem tu, Noémia, minha querida, que me acolhes no teu colo macio, nem tu sabes Noémia, dos meus fantasmas. Nem tu, mãe, que me protegeste no teu ventre morno e húmido, nem tu, pai, que estando tão perto, nunca me conheceste. Só eu sei dos meus fantasmas, mas todos sabem das minhas bebedeiras, aí, ao fundo, na tasca mais rasca da Baixa, abraçado às prostitutas mais ternas da Praça da Figueira. Todos me ouvem chegar já alta a madrugada, sustendo penosamente o corpo nas pernas trémulas, a cantar excertos de um fado cuja letra nunca aprendi.

E todos gritam, ‘vai-te embora ó desgraçado!’, até tu, Noémia, minha querida de colo macio, até tu me gritas! São vocês os que me atiram correntes para os pés e me arrastam pelos bordéis mais degradantes da cidade. Mas tu, Ana, dos grandes olhos negros e tristes, ouves o meu grito e eu aproveito para explodir. Solta-se-me a raiva e choro. Aquela criança, Ana, que eu vi morrer numa mina; aquela aldeia que devastei a rir como um desalmado –, era a vitória, Ana, a vitória que me deu medalhas e honrarias e que me roubou Isabel, a minha primeira namorada, a minha única namorada. Só tu sabes, Ana, minha menina dos olhos tristes, filha dos prostíbulos mais sórdidos desta cidade moribunda. Só tu sabes, abraça-me com força, esmaga a minha alma, os meus pecados. Amar-te-ei à distância porque não te mereço.

Mandas-me embora, implorante, é o desvelo que te obriga a apartares-te de mim. Vou precisar dos teus afagos antes de adormecer, porque terei medo. Eles virão para me julgar. Virão amordaçar-me o coração e fazer-me sangrar até à exaustão e eu gritarei mais uma vez, maldita a guerra que nunca foi minha e mais uma vez tentarei escapar-me com o olhar alucinado, bendita a morte Ana, só tu sabes como é bendita a morte porque todos, todos voltarão a delatar a minha demência e até Noémia, a minha querida de colo macio irá apontar-me o seu dedo longo «seu esquizofrénico, vou abandonar-te», enquanto aguardo ansioso pelo alvorecer, mergulhado na minha insanidade. Ah… sussurrarei então poemas de Pessoa e de Neruda a Isabel, o meu primeiro amor. ‘Eis o abandonado’. Eu. Apenas tu, Ana, filha do infortúnio, apenas tu me entendes.

Impressiona-me o perfeito ator que sou, o protótipo do homem feliz e bem parecido. O sorriso personificado nas manhãs frescas. Enquanto os meus juízes tentam perscrutar-me o âmago com olhares mordazes, sorrio. Sabem das minhas noites de boémia, notam-no nos meus olhos raiados de sangue, nos meus lábios entumescidos pelo álcool.

Estou em palco, minha hipocrisia é meu timbre, meu triunfo!

Alberto, João, Alzira, pouco importa quantos mais serão os propagadores da minha realidade distorcida. Tu, Alzira, elogias a minha gravata, tu, João, o meu fato lustroso, o meu gosto irrepreensível e tu, Alberto, a minha exímia acuidade. Sorrio sempre, bom dia, meus amigos, lindo dia! Sou a entidade máxima nesta empresa, o proprietário, o amo e senhor, e sou eu quem dita as regras! É isso que me faz sorrir –, a diferença entre o miserável que sou quando a noite cai, e o deus em que me transformo quando a manhã desponta. Sou, na verdade, um ator brilhante.

M.D.

Information/ Información/ Informazione

ENGLISH - An Important Man (written by Maria Dhramamor) - Monologue of a successful man living a psychological hell, plunged into alcoholism, from his past as a soldier in the portuguese colonial war.
………………………………..
FRANÇAIS - Un Homme Important (écrit par Maria Dhramamor) - Monologue d'un homme qui a du succès, mais il vit un enfer psychologique, imbibé d'alcool, de son passé comme soldat dans la guerre coloniale portugaise.
……………………………….

ESPAÑOL - Un Hombre Importante (escrito por Maria Dhramamor) - Monólogo de un hombre de éxito que vive un infierno psicológico, ahogado en alcohol, de su pasado como soldado en la guerra colonial portuguesa.
............................................

ITALIANO - Un Uomo Importante (scritto da Maria Dhramamor) - Monologo di un uomo di successo che vive un inferno psicologico, imbevuto di alcol, dal suo passato di soldato nella guerra coloniale in Africa.

Sem comentários: